29/01/2016 10h55

Regiões Sudoeste Serrana e Caparaó mobilizadas para a Conferência das Cidades

Foto: Loureta Samora/Sedurb

Os prefeitos das regiões Sudoeste Serrana e Caparaó atenderam ao chamamento da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e participaram, nesta quinta-feira (28), das reuniões regionais preparatórias para a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Os encontros aconteceram em Venda Nova do Imigrante e Guaçuí e contaram com a presença de diversos representantes municipais.

As reuniões regionais, promovidas pela Sedurb, têm por objetivo sensibilizar as administrações municipais quanto à importância da realização da etapa municipal da Conferência. Segundo o regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, o poder público municipal tem até o dia 22 de fevereiro para convocar as conferências municipais, que devem ser realizadas até 05 de julho deste ano. Somente os municípios que realizarem suas conferências poderão participar das discussões nas etapas estadual e nacional.

Mobilização

A participação dos prefeitos nas reuniões preparatórias foi elogiada pelo secretário da Sedurb, João Coser. Em Venda Nova do Imigrante o secretário reforçou que a Conferência Nacional das Cidades é o espaço onde o poder público e a sociedade civil organizada discutem e planejam as cidades de hoje e as cidades do futuro. "Por isso, a necessidade do envolvimento e participação de todos os municípios. Vamos discutir e propor o que desejamos para o futuro de nossas cidades", ressaltou.

O secretário aproveitou a presença do presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim, que também é prefeito de Venda Nova do Imigrante, para pedir que a Amunes divulgue a importância da realização das conferências municipais entre os prefeitos.

Dalton Perim concordou com a importância da mobilização. "Precisamos discutir a organização do desenvolvimento das Cidades. Um dos grandes desafios das cidades é planejar o crescimento de forma organizada. Crescer nem sempre significa desenvolver", refletiu.

O prefeito de Brejetuba, João do Carmo, destacou que a gestão das cidades é algo desafiador. "É de suma importância a realização da Conferência Nacional das Cidades e ela depende da participação social. Vamos envolver a sociedade e realizar a nossa", afirmou.

Os prefeitos de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi, de Conceição do Castelo, Saulo Belisário, e o vice-prefeito de Afonso Cláudio, Pedro Vil, confirmaram que seus municípios estão atentos aos prazos e que vão convocar as conferências municipais.

Caparaó

A realização das conferências municipais como forma de contribuir com a gestão das cidades foi destaque na fala dos representantes dos municípios do Caparaó. "Toda conferência e toda reunião são muito importantes para nós, que somos prefeitos. Você aprende mais e tem a oportunidade de fazer um trabalho mais positivo. É muito importante isso", afirmou o prefeito de Divino de São Lourenço, Miguel Lourenço da Costa.

Também estavam presentes na reunião os prefeitos de São José do Calçado, Liliana Bullus, de Ibatiba José Alcure, e o vice-prefeito de Alegre, Nemrod Emerick.

6ª Conferência Nacional das Cidades

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

Além dos municípios, os estados e o Distrito Federal também deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema de 1º de novembro de 2016 até 31 de março de 2017.

A última reunião acontecerá na próxima terça-feira (02), em Santa Teresa, para os municípios da Região Central Serrana.

Serviço: Reunião Regional Preparatória para a 6ª Conferência das Cidades

Data: 02 de fevereiro de 2016 (terça– feira)

Horário: 15 horas

Local: Auditório da Casa da Cultura, Avenida Getúlio Vargas, nº 121, Centro – Santa Teresa