03/02/2016 09h31

Sedurb completa reuniões preparatórias para a 6ª Conferência das Cidades

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) encerrou nesta terça-feira (02), em Santa Teresa, o ciclo de visitas ao interior do Estado para sensibilizar as administrações municipais quanto à importância da realização da etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades. O encontro regional preparatório, realizado na Casa da Cultura de Santa Teresa, reuniu representantes de Itarana, Itaguaçu, Ibiraçu, Marilândia, Fundão, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e de Santa Teresa.

Segundo o regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, o poder público municipal tem até o dia 22 de fevereiro para convocar as conferências municipais, que devem ser realizadas até 05 de julho deste ano. Somente os municípios que realizarem suas conferências poderão participar das discussões nas etapas estadual e nacional.

O prefeito de Itarana, Ademar Schneider, afirmou que o município vai realizar a sua primeira Conferência das Cidades. “Conversando vamos para frente, nos organizando, E, quando o município está bem organizado é mais fácil para buscar recursos fora”, explicou.

Já o prefeito de Itaguaçu, Darly Dettmann, ressaltou que a Conferência das Cidades é o momento em que os participantes dos municípios podem demonstrar ali as necessidades e os problemas que as cidades têm e que devem ser corrigidos. “Isso é importante porque nem sempre quem está na gestão percebe o todo. É claro que existe muito a ser discutido. Assim é extremamente importante chamar a sociedade para opinar nas conferências sobre os problemas das cidades”, afirmou.

O gerente de Habitação e Regularização Fundiária da Sedurb, José Roberto Dudé, que conduziu a reunião, explicou o passo a passo a ser seguido pelo poder público para a organização e realização da etapa municipal. “Todas as informações estão detalhadas no site do Ministério das Cidades e da Sedurb”.

6ª Conferência Nacional das Cidades

Com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” a 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC) vai acontecer em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017.

A escolha do tema da Conferência baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.

Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

Além dos municípios, os estados e o Distrito Federal também deverão se organizar e promover as discussões sobre o tema de 1º de novembro de 2016 até 31 de março de 2017.

Assessoria de Comunicação – Sedurb

Loureta Samora