Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano
Portal do Governo
Mapa do Site

IDURB - ES

  1. História
    O Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (Idurb-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Saneamento Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), foi criado por meio da Lei Complementar nº 488, de 21 de julho de 2009, em vigor desde 01 de setembro do mesmo ano. A mesma Lei que criou Idurb, autoriza o Poder Executivo a promover a liquidação e extinção da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES). O Idurb-ES atua na gestão e na implementação das políticas de habitação de interesse social. O Instituto ainda opera na implementação de obras de infraestrutura urbana e rural nas áreas de saneamento; de estradas e vias municipais; de prevenção ou diminuição dos efeitos de fenômenos naturais, como enchentes ou secas; e de edificações, espaços e equipamentos públicos. Ainda são atribuições do Idurb-ES a execução das ações deliberadas pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Habitação, bem como subsidiá-lo com informações e estudos necessários para tomada de decisões; promover a gestão de créditos imobiliários, quando houver; propor e celebrar convênios, protocolos de intenções, concessões, acordos, contratos, termos de ajustes; e atuar de forma proativa com o objetivo de remover obstáculos da legislação fundiária, cartorária, urbanística e ambiental, permitindo assim a execução de programas de regularização e integração de assentamentos precários.
  2. Quem Somos
  3. Leis
    Lei Complementar Nº 488 de 21 de julho de 2009 Cria o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo - IDURB-ES, autoriza o Poder Executivo a promover a liquidação e extinção da Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo - COHAB-ES e dá outras providências.
  4. Mais Informações
História
  
Nossa História

O Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (IDURB – ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), foi criado por meio da Lei Complementar nº 488, de 21 de julho de 2009, em vigor desde 01 de setembro do mesmo ano.

A mesma Lei que criou Idurb, autoriza o Poder Executivo a promover a liquidação e extinção da Companhia de habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES). O Idurb-ES atua na gestão e na implementação das políticas de habitação de interesse social. O Instituto ainda opera na implementação de obras de infraestrutura urbana e rural nas áreas de saneamento; de estradas e vias municipais; de prevenção ou diminuição dos efeitos de fenômenos naturais, como enchentes ou secas; e de edificações, espaços e equipamentos públicos.

Ainda são atribuições do Idurb-ES a execução das ações deliberadas pelo Conselho Gestor do Fundo Estadual de Habitação, bem como subsidiá-lo com informações e estudos necessários para tomada de decisões; promover a gestão de créditos imobiliários, quando houver; propor e celebrar convênios, protocolos de intenções, concessões, acordos, contratos, termos de ajustes; e atuar de forma proativa com o objetivo de remover obstáculos da legislação fundiária, cartorária, urbanística e ambiental, permitindo assim a execução de programas de regularização e integração de assentamentos precários.



Quem Somos
   Raquel Lessa - Diretora Presidente

Atualmente à frente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES), Raquel Lessa nasceu no município de Pancas, localizado na região Centro-Oeste do Espírito Santo. É casada e tem dois filhos. Antes de chegar à presidência do Idurb, Raquel foi prefeita por dois mandatos no município de São Gabriel da Palha, no período de 2005 a 2012. Raquel também foi tabeliã do Cartório de Notas e Registro Civil “Paulo Lessa”.

   Paulier Storch Vasconcelos - Diretor Técnico

Paulier Storch Vasconcelos é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em 1980, foi admitido para exercer a função de fiscalização de obras da Companhia de Habitação e Urbanização do Estado do Espírito Santo (COHAB-ES). Atuou em diversos empreendimentos habitacionais que consistiram na construção de unidades e implantação de infra-estrutura urbana básica. Além disso, participou de obras específicas de urbanização tais como obras viárias, que beneficiaram diversos bairros dos municípios de Vila Velha e Cariacica, bem como a urbanização da orla da Praia da Costa. Foi Gerente de Obras da COHAB-ES entre os anos 1984 e 1986, depois reassumiu o cargo em 1990. Foi também diretor de Projetos e Obras da COHAB-ES. Atualmente é o Diretor Técnico do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (IDURB-ES).

   Helena Zorzal Nodari - Diretora de Administração e Finanças

Helena Zorzal é graduada no curso de Administração de Empresas, pela Faesa e pós-graduada em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tendo apresentado como monografia de conclusão de curso o estudo de caso “A Cohab-ES e a Política Habitacional - Cenas de uma trajetória”. Admitida na Cohab-ES desde 02/05/79, exerceu diversos cargos: coordenadora de Recursos Humanos, gerente de Administração, presidente da Comissão de Licitação e chefe de Gabinete da Diretoria Executiva. É também membro efetivo do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social do município de Vitória e Vila Velha. Atuou desde 2003 como Diretora de Administração e Finanças da Cohab-ES, cargo também exercido atualmente no Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito Santo (IDURB-ES).



Leis
Rua Sete de Setembro, 362 - Palácio da Fonte Grande - 5º andar - CEP: 29015-000 - Vitória - ES - Tel: 27-3636-5041 - 27-3636-5042
©2014 Prodest, direitos reservados.