Plano Diretor de Águas Urbanas da Região Metropolitana da Grande Vitória (PDAU-RMGV)

O Plano Diretor de Águas Urbanas da Região Metropolitana da Grande Vitória (PDAU - RMGV) é um dos componentes previstos no contexto do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem do Estado do Espírito Santo, aprovado pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (COMDEVIT), através das Resoluções COMDEVIT nº 15, de 14 de julho de 2011, e n° 25, de 17 de abril de 2018.

Financiado pelo Banco Mundial (BIRD), o PDAU é um instrumento que propiciará uma gestão integrada das ações em drenagem das águas urbanas dos municípios que integram a Região Metropolitana da Grande Vitória. Feito em parceria com todas as sete prefeituras da região, bem como outros entes do governo do Estado, da sociedade civil organizada e universidades, ele funcionará como um instrumento de planejamento do controle dos impactos dentro do ambiente urbano dos inconvenientes causados pelas enchentes e alagamentos, bem como orientará ações de curto, médio e longo prazo para um desenvolvimento sustentável desse setor.

Sua jornada teve início em 26 de agosto de 2013, quando foi firmado um Termo de Compromisso entre o Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana (SEPAM) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), com interveniência da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEDURB) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) – que ao lado das Prefeituras Municipais da RMGV compõem o atual Grupo de Sustentação do trabalho. Feito isso, foi-se então firmado o Contrato nº 016/2020 com o CONSÓRCIO TETRA TECH - CONCREMAT para a coordenação e execução do referido Plano Diretor, ficando a CESAN responsável pela interação junto à contratada na construção dos produtos técnicos, bem como pela sua devida fiscalização.

Iniciada em junho de 2020 e com previsão de término em março de 2023, a elaboração do PDAU já contou com diversos eventos de mobilização social para a sua construção coletiva. Agora, o trabalho entra em seu ciclo final de Consulta Pública, com eventos ao vivo pelo YouTube entre os dias 10 e 26 de abril de 2023, sempre das 19h às 21h. Contamos com a sua participação para juntos produzirmos um Plano ainda melhor e mais representativo.

Acesse o site para maiores informações: https://pdau.com.br/ 

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard